RETALHOS – Os Pumas terminam agora a sua missão


O primeiro protótipo do Puma, de origem francesa, voou pela primeira vez a 15 de Abril de 1965. Portugal recebeu-os em plena guerra do Ultramar e foi o primeiro país do mundo a utilizá-los em situações reais de combate. Os 13 Puma comprados pela Força Aérea chegaram entre 1969 e 1971.
Conheci-os muito bem em Angola. Eram excelentes pela sua maior capacidade de transporte de militares em teatro de guerra, onde eram utilizados especialmente em operações de alto risco largando-nos a cerca de 15, 20km do objectivo, para não sermos detectados, e depois nas evacuações dos pára-quedistas, quando a operação ao fim de 3, 4 dias era dada por terminada.
Quando ouvia o som característico do helicanhão a chegar, que mais não era do que o Alouette III equipado com um canhão de 20 mm na porta traseira esquerda, era sinal que a nossa evacuação estava eminente.
Hoje, as aeronaves que chegaram com a Guerra do Ultramar voltam a estar no centro das atenções, mas por razões distintas. Esta manhã, na Base Aérea 6, no Montijo, assinala o princípio do fim de 30 anos de missões dos Puma. O novo ‘Senhor dos Céus’ chama-se EH 101 Merlin. Até ao final deste ano, a Força Aérea espera ter 12 destas aeronaves a operar. Seis, vocacionadas para busca e salvamento, começam a voar hoje. Duas, para fiscalização das pescas, devem descolar até Dezembro. As quatro restantes ainda estão na fábrica.
O dez Pumas que ainda restam – pois a primeira baixa ocorre na BA3 em Tancos numa sabotagem pela LUAR, estava eu nessa altura na Polícia Aérea (desenfiado em casa, mas isso é outra história), a segunda baixa sucede deu-se em Moçambique tendo a terceira baixa ocorrido nos anos 80. – Espero que lhes dêem uma vida útil na Protecção Civil, combate aos fogos florestais e no interesse público.

Anúncios
Explore posts in the same categories: ... da Guerra

One Comment em “RETALHOS – Os Pumas terminam agora a sua missão”

  1. Helena Says:

    ola zé..fico sem saber que dizer..gostava de ter essa facilidade para escrever..os detalhos que tems em memoria sao extraordinarios, depois de tantos anos..como disse a pessoa anterioramente , que tas a espera para fazeres esse livro ?
    bjos


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: