Cavaco comemora hoje revolta húngara de 1956

Há 50 anos, os húngaros saíam à rua (na foto) para pôr fim à ocupação soviética. Em poucos dias, o povo derrubou o «governo fantoche» e tomou conta do país. Duas semanas depois, os tanques de Moscovo voltavam a entrar na Hungria. O governo revolucionário foi liquidado, 20 mil pessoas morreram e centenas de milhar tiveram que emigrar. Hoje, a Europa está reunida numa Budapeste dividida para lembrar os heróis caídos. © AP

ng1002120.jpg

Para o jornalista e historiador François Fejtö – húngaro naturalizado francês e durante décadas responsável na AFP pela cobertura do mundo comunista – a insurreição de Budapeste foi “a primeira revolução antitotalitária”.
Os húngaros esperavam vencer: “É o lado sobrenatural da revolução”. Contavam com outra reacção dos ocidentais. Mas triunfaram numa perspectiva histórica. “A revolução de 1956 pode ser considerada como a antecipação de uma situação que acabou por ser a de toda a Europa Central. Anunciou o desabamento do comunismo nestes países, e mesmo na URSS”, conclui.

Anúncios
Explore posts in the same categories: ... da Política & sociedade

2 comentários em “Cavaco comemora hoje revolta húngara de 1956”


  1. É muito bom estar aqui por várias razões, inclusive esta, onde temos a oportunidade de rememorar fatos históricos que são tão importantes para todos nós. Parabéns mais uma vez.

    Beijos

    May

  2. Josefina Says:

    Tipo no percebi muito esta letra gay mas pronto. Apesar disso, parabns para ele e morreu? Temos pena ento. Vivo eu ahahahah


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: