Bloggers Sujeitos a Detenção e Censura

«A liberdade de expressão na Internet é um direito, não é um privilégio – mas é um direito que precisa de ser defendido. Estamos a pedir aos bloggers de todo o mundo que demonstrem solidariedade com os internautas de países, onde se é preso por criticar o governo», sublinhou Steve Ballinger, da Amnistia Internacional, citado pela BBC.

A AI pretende que os blogues publicitem casos reais sobre bloggers que se encontram detidos devido ao discurso político que expressam na Web.

Além de detenções e processos de censura, a AI refere ainda para a existência de firewalls que filtram conteúdos “politicamente incorrectos”, de programas intrusivos de mensagens escritas em e-mail ou simplesmente a supressão de blogues e sites que veiculam textos críticos dos diferentes regimes opressores.

in Exame Informática

Conheça alguns casos…

Blogs da China têm palavras censuradas pela Microsoft.
Os internautas da secção MSN Spaces do novo portal da Microsoft na China, recebem uma mensagem de bloqueio cada vez que digitam palavras como “liberdade”, “democracia” e “manifestação”, além de expressões como “direitos humanos” e “independência de Taiwan”. |Fonte|

A China censura o melhor blog jornalístico em mandarim de 2005.
O diário na internet “Massage Milk”, do jornalista chinês Wang Xiaofeng, que foi premiado em 2005 como o melhor blog jornalístico em mandarim, foi censurado, denunciaram activistas pró-liberdade de expressão. Ao entrar no endereço do blog, uma mensagem em chinês dizia que “devido a razões inevitáveis que todo mundo conhece, este blog está fechado temporariamente”. |Saiba mais…|

China suspende censura a Wikipedia após um ano.
Em outubro de 2005, Pequim confirmou a censura à Wikipedia. Assim, a versão chinesa da enciclopédia (zh.wikipedia.org) cresceu muito pouco nos últimos 12 meses.
No entanto, a censura continua, pelo menos parcialmente. Os servidores chineses impedem buscas na Wikipedia de termos “sensíveis” para o governo chinês, como “Tibet”, “Falun Gong”, entre outros.
O chinês é o idioma mais falado do mundo e ocupa os primeiros lugares também na internet, mas a versão chinesa da enciclopédia livre tem menos de 100 mil artigos, muito abaixo do conteúdo em inglês (1,4 milhão) ou mesmo em português (188 mil). |Saiba mais…|

China desbloqueia acesso a Blogspot após anos de censura.
Após meses de endurecimento da censura na rede por parte das autoridades, os internautas chineses receberam uma boa notícia: a plataforma de blogs Blogspot, uma das mais populares do mundo, tornou-se acessível após vários anos de bloqueio.
A censura não permitia ler os blogs em território chinês. Mas, curiosamente, permitia entrar nas páginas de edição. Assim, alguns blogs eram escritos no próprio país, apesar do bloqueio. |Saiba mais…|

Irã nega exercer censura política na internet.
“Há poucos países no Terceiro Mundo e no mundo islâmico que tenham tanta gente conectada à internet quanto o Irão”, disse Khatami.
Mas entidades de defesa da liberdade de expressão afirmam que o governo exerce um firme controle sobre os internautas do país.
O Irão não foi o único país cujas credenciais democráticas com relação à internet foram postas em dúvida por entidades que participam da cúpula. |Saiba mais…|

Um blogueiro iraniano foi condenado a 14 anos de prisão por um tribunal no Irão, depois de ter sido considerado culpado de acusações de espionagem e ajuda a “contra-revolucionários” estrangeiros.
Arash Sigarchi foi preso depois de usar o seu blog para criticar a prisão de outros jornalistas de internet.
Um segundo blogueiro iraniano, Motjaba Saminejad, que também usou o seu site para noticiar a prisão de blogueiros, ainda está detido. |Saiba mais…|

O Irão baniu um número significativo de jornais e revistas nos últimos três anos e várias publicações reformistas direccionadas para a Internet.
Este ano, o governo endureceu o controle sobre o uso da Internet, exigindo que provedores – que são privados – bloqueassem mais de 10 mil sites.
As autoridades iranianas pretendem consolidar o mercado do país para ter que lidar apenas com poucos e clientes do que milhares de pequenos provedores de Internet. |Saiba mais…|

    Anúncios
    Explore posts in the same categories: ... da Política & sociedade

    4 comentários em “Bloggers Sujeitos a Detenção e Censura”


    1. É muito bom termos toda esta informação, e você nos possibilita isto através, deste seu espaço. Será que existe o mesmo rigor e preocupação em relação àqueles que utilizam este espaço para outros fins, como exploração sexual, pedofilia, etc…?
      Beijos

      May

    2. helena Says:

      A censura existe, disso ja sabiamos..meses atraz, acho que tinha sido Yahoo a denunciar chineses ao governo que conseguiam enviar mails, dar informaçao ao mundo…
      A net nos da uma grande abertura sobre o mundo, pena que isso aconteça…mas nao vejo como podia nao existir se essa censura existe no pais..pena que ainda seja de actualidade no século onde vivemos.
      muito bom teu post Zé..
      um beijo

    3. V. Graça Says:

      Nunca pensei que ainda houvesse situações como esta, será que também censuram os blogs dos pedófilos e raptores de crianças? É impressionante como ainda há pessoas que têm valores tão distrocidos. Como é que estas situações em pleno seculo XXI

    4. Silvia Says:

      Infelizmente a democracia, a liberdade não são conquistas facéis e que alguns sabem respeitar
      Parabéns mais uma vez pelo texto, pela informação, pela denuncia
      Beijos e boa semana


    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s


    %d bloggers like this: