Nas ervas

Escalar-te lábio a lábio,
percorrer-te: eis a cintura
o lume breve entre as nádegas
e o ventre, o peito, o dorso
descer aos flancos, enterrar

os olhos na pedra fresca
dos teus olhos,
entregar-me poro a poro
ao furor da tua boca,
esquecer a mão errante
na festa ou na fresta

aberta à doce penetração
das águas duras,
respirar como quem tropeça
no escuro, gritar
às portas da alegria,
da solidão.

porque é terrível
subir assim às hastes da loucura,
do fogo descer à neve.
abandonar-me agora
nas ervas ao orvalho –
a glande leve.

Eugénio de Andrade

Explore posts in the same categories: ... da Poesia

9 comentários em “Nas ervas”

  1. Helena Says:

    Lindo poema de Andrade…
    “Mourir de plaisir”, uma cansao interpretada pelo Charles Aznavour..quer dizer “morrer de prazer”..quem nao queria isso ?
    Olha Zé, tenho um convite para ti no meu blog, fazes parte das minhas vitimas..
    beijos


  2. Une beleza à todo o misto de sensualidade e milhões de emoções, que nos remetem com certeza a vivenciar toda esta situação no imaginário, pela forma como é descrito e narrado o poema, e o imaginário chega a tornar-se real, pelas sensações que desperta.
    Amei.

    Beijos

    May.

  3. ligia Says:

    Andrade,com seu poema desbrochando sentimentos!

    Ligia

  4. Gsilva Says:

    A beleza das palavras transforma-se na magia de sentimentos.
    Sempre belo ler-te
    Gsilva

  5. Maria Says:

    …Eugénio de Andrade… adoro.
    “Nas ervas”
    … é o supremo da consumação…

  6. Manuel Gomes Says:

    Sempre Eugénio de Andrade e um Bom fim de Semana para si.


  7. Zé, como estás?
    O poema é lindo, sensual e ousado…

    Beijos

  8. Cat Says:

    Eu sou uma leitora ávida da blogosfera e vim conhecer o seu espaço…
    Tenho sempre tanto a aprender…
    Já está nos meus favoritos..

    Beijo

  9. Catisabeu Says:

    Poema mais que fantastico 🙂


Deixe uma Resposta

